ELABORAÇÃO DE TESAURO DOCUMENTÁRIO

PLANILHA DE REGISTRO DOS DADOS

A planilha deve conter, no mínimo, as seguintes categorias de dados:

assunto/nome do tesauro

Se, no futuro, houver inclusão de outras áreas ou de outros tesauros, este elemento fornece o contexto em que o termo foi considerado, ou seja, no caso de homônimos, fica fácil identificar a que conceito o termo se refere; esta observação é útil particularmente para as bibliotecas universitárias, que trabalham com várias áreas de assunto e, eventualmente, pode ocorrer a presença de diferentes conceitos com a mesma forma verbal (homônimos); a indicação da área de assunto é que vai mostrar que, de fato, são conceitos diferentes e não duplicação de entrada.

Exemplos de assuntos de tesauros: energia nuclear, economia agrícola, administração de empresas, mulher, aids.

categoria (def)

 

Indica o termo mais geral, identificado pelo processo de categorização, reunindo, assim, os termos pertencentes a ela.

termo (def)

De início, todos os termos levantados devem ser registrados neste campo. No processo de análise dos conceitos, alguns são descartados, por não serem de interesse do público alvo, outros serão incluídos. Quando se identificar sinônimos é necessário escolher o termo preferido, o qual deve ser registrado neste campo. Exemplos: AIDS (preferido à forma por extenso); Comércio internacional (preferido a Comércio mundial). O não-preferido deve ser preenchido no campo "termo(s) não-preferido(s)"

 

definição ou explicação

Pode haver dificuldade em obter uma definição para um conceito; neste caso, uma explicação talvez seja suficiente para enquadra-lo numa categoria.

Exemplo para uma definição de 'moeda': dinheiro em forma física, incluindo moedas metálicas e papel-moeda.

nota explicativa

A nota pode se referir ao emprego particular do termo no tesauro; assim, o sentido do termo pode ser alargado ou restringido (é uma arbitrariedade característica dos tesauros); pode indicar outro termo a ser usado concomitantemente na indexação; pode ser qualquer outra observação para auxiliar indexador/usuário no melhor uso do tesauro, como, por exemplo, indicar que se deve preferir, sempre os termos específicos do termo, ou seja, o termo figura no tesauro para compor uma classe, mas não deve ser usado na indexação, por ser genérico demais. Neste último caso, é mais prudente colocar, no campo do termo, um sinal após o termo para chamar a atenção.

Exemplo de nota para o termo Comércio exterior: Usar para comércio entre duas nações. Para o comércio entre várias nações do mundo, usar Comércio internacional.

termo(s) não-preferido(s)

Este campo é preenchido quando da análise dos termos, durante a qual um sinônimo ou equivalente (por exemplo, siglas), não seja a forma preferida para entrada.

Exemplo: Síndrome de imunodeficiência adquirida (para o termo de entrada AIDS)

termo(s) genérico(s)

Este campo é preenchido quando da análise dos termos, identificando-se o termos imediatamente superior na classe do termo de entrada no tesauro.

Exemplo:Fruta (para o termo de entrada Fruta cítrica)

termo(s) específico(s)

Este campo é preenchido quando da análise dos termos, identificando-se termo(s) imediatamente inferior(es) ao termo de entrada.

Exemplo: Fruta cítrica (para o termo de entrada Fruta)

 

termo(s) partitivo(s)

Este campo é preenchido com termos que se referem a partes que integram o conceito no todo, já registrado no campo "termo" acima. Por exemplo, seja o termo objeto de estudo "meios de pagamento". Registram-se neste campo, como partitivos, os termos "moeda" e "depósitos à vista", identificados pela definição de "meios de pagamento": moeda e depósitos à vista em poder do público.

 

termo associado

Existem várias possibilidades para associação entre termos.

observações

Este é um campo de interesse interno, para uso dos gestores do tesauro. Aqui são registradas notas diversas como, por exemplo, discrepâncias nas fontes e justificativa para a preferência por uma delas, data de inclusão do termo, data de exclusão (se for o caso), data da atualização dos dados.

Indicação das fontes

Indicação das fontes pesquisadas, de modo abreviado.

nome do responsável

Os três últimos itens têm interesse administrativo e não devem ser colocados para o público.

Registro inicial

De início, apenas os termos selecionados são registrados. Antes de proceder à análise e estruturação dos termos fica difícil, por vezes, identificar até mesmo um sinônimo. Registre, neste caso, todos os termos no campo "termo". E inicie a organização dos termos.

Completando os dados

Após a organização, facilitada pelos gráficos, os demais dados da planilha podem ser preenchidos, exceto, talvez, o campo "nota explicativa'; a nota sobre o uso do termo pode se mostrar necessária durante o processo de indexação.

Quanto maior o número de dados preenchidos para cada termo, melhor os relatórios produzidos pelo software que você selecionou para esse fim, conforme estabelecido na fase de planejamento.

 Inicio    volta   índice alfabético   índice sistemático