ELABORAÇÃO DE TESAURO DOCUMENTÁRIO

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA

Os gráficos devem auxiliar a visualização do sistema de conceitos, o qual deve evidenciar todas as relações presentes. Para visualizar melhor o sistema de conceitos utilizam-se meios gráficos. Apenas os mais comuns são apresentados a seguir, podendo-se consultar a norma DIN 2331 para outros tipos.

relação hierárquica
    em lista estruturada
    em árvore
relação partitiva
    em lista estruturada
    em chave
relação associativa
combinação de gráficos

Para representar a relação lógica/hierárquica os gráficos mais adequados são:

Para representar a relação partitiva empregam-se:

bservação: Na parte alfabética dos tesauros a relação partitiva é indic pelos códigos TGP e TEP antecedendo, respectivamente, os termos que indicam o todo e as partes

A relação associativa é indicada por uma seta bidirecionada. Exempio:

50

Observação: Na parte alfabética dos tesauros esta relação é indicada pelo código TA antecedendo o termo.

Combinação de gráficos

Um conceito pode ser analisado tanto no plano lógico como no plano ontológico, ou seja, pode estar numa relação genérico-específica e também numa relação partitiva.

Exemplo:

O conjunto à esquerda mostra os componentes (relação partitiva) do 'verniz'. 'Resina', no entanto, apresenta dois conceitos subordinados logicamente. O conjunto à direita mostra os conceitos subordinados logicamente a 'verniz'.

Se os conjuntos assim interligados forem muito grandes pode ser mais prático apresentá-los em separado

Observação geral:Cada Faceta pode se constituir num gráfico, desde que a quantidade de termos possa ser disposta numa única folha. Caso contrário, pode-se adotar as classes imediatamente inferiores como critério para apresentação dos gráficos. Por exemplo, seja a Faceta Couros e Peles. Ela contém tantos termos que o mais prático seria apresentar em separado o gráfico para Peles e o gráfico para Couros.

Os termos que guardam uma relação associativa - em geral, ligando termos de diferentes facetas, devem ser acompanhados da indicação da Faceta em que se encontram. Por exemplo, na área de Alimentos, sejam as Facetas: Alimentos in natura (Faceta 1) e Alimentos processados (Faceta 2), a relação poderia ser estabelecida da seguinte forma:

Alimentos in natura (Faceta 1)
Cereal
     Aveia
     Trigo
.....

Raiz
     Mandioca <-----> Farinha de Mandioca (Faceta 2)

  início    apresentação final   índice alfabético   índice sistemático