ELABORAÇÃO DE TESAURO DOCUMENTÁRIO

Exercícios para organização de relações lógicas

A partir das definições, elabore uma pequena estrutura sistemática dos conceitos reunidos em cada Exercício, considerando apenas as relações lógicas. Utilize gráficos ou lista endentada.

Metodologia a ser empregada:

Se você tiver um software para tesauro, basta a organização sistemática, porque o software vai produzir os códigos e as saídas necessárias

As definições a seguir foram retiradas como se encontravam nas fontes. É importante ter sempre espírito crítico quando se consultam fontes que podem contribuir para o desenvolvimento dos tesauros (por exemplo, textos diversos, glossários, enciclopédias...)

Nota:

Exercício 1:

aeração - ação de promover um contato íntimo entre o ar e o liquido. Pode ser realizada por um dos seguintes métodos: pulverização do líquido no ar, insuflação de ar no líquido ou agitação do líquido a fim de promover a absorção superficial de ar

aeração por ar difuso - consiste em introduzir ar atmosférico junto ao fundo do tanque de aeração, por meio de uma série de difusores (bocais ou meios porosos)

aeração por jato submerso - consiste em introduzir ar por meio de um soprador através de um bocal horizontal localizado junto ao fundo do tanque para o qual é também bombeado o próprio líquido do tanque

algicida - substância utilizada para a destruição das algas ou para impedir sua proliferação

bactéria - microorganismo unicelular, procarionte, que se reproduz com grande velocidade por cissiparidade

bactéria aeróbia - bactéria que necessita de oxigênio molecular livre (atmosférico ou dissolvido no meio) para seu crescimento e sua sobrevivência

bactéria anaeróbia - bactéria que cresce e desempenha suas funções na ausência de oxigênio livre, usando o oxigênio ligado a outros compostos

bactericida - agente químico utilizado para evitar o desenvolvimento de bactérias destruindo-as ou impedindo sua proliferação

biocida - designação genérica de substância química, de origem natural ou sintética, que inibe o crescimento de microorganismos ou que os extermina. Pode ser bactericida, fungicida ou algicida

descarga - qualquer tipo de lançamento ou emissão de substâncias no meio

despejo industrial - corresponde à descarga líquida residual final proveniente de processos industriais ou de prestação de serviços diversos. De acordo com o tipo de indústria ele apresentará características muito específicas, o que justifica a necessidade de se efetuar um estudo de cada tipo de despejo isoladamente

digestão - decomposição biológica da matéria orgânica. Pode ser classificada em aeróbia ou anaeróbia, segundo sua necessidade de oxigênio

digestão aeróbia - tratamento biológico da matéria orgânica no qual esta é decomposta através do metabolismo de organismos aeróbios

digestão anaeróbia - tratamento biológico da matéria orgânica no qual esta é parcialmente estabilizada pelo metabolismo de microrganismos anaeróbios. A matéria orgânica é degradada a gases e outros compostos mais estáveis. O processo compreende os seguintes estágios: a hidrólise da matéria orgânica complexa, a acidogênese, a acetogênese e a metanogênese

efluente - líquido residual final de uma unidade de processo que flui de um estação de tratamento.

efluente bruto - efluente que se encontra na forma como foi emitido, sem qualquer tipo de tratamento.

efluente tratado - efluente que flui de uma estação de tratamento, ou seja, que se encontra em condições de ser lançado no meio ambiente sem causar danos a este.

esgoto - descarga líquida proveniente dos diversos usos das águas, sejam estes domésticos, industriais, comerciais, agrícolas, etc.

esgoto doméstico - descarga líquida proveniente das residências ou instituições, originária dos processos usuais da vida, não resultante de atividades comerciais, industriais ou agrícolas. O mesmo que esgoto sanitário.

fungicida - substância usada para a destruição de fungos - ou seus esporos - e mofos

lixo - resíduo sólido ou pastoso resultante das atividades humanas.

pesticida - composto utilizado principalmente na agricultura com o objetivo de destruir muitas pragas da lavoura

praguicida - designação dos produtos que servem para matar animais ou vegetais indesejáveis, incômodos ou nocivos. Podem ser classificados em inseticidas, herbicidas e fungicidas

resíduo - denominação dada ao que resta de qualquer substância

resíduo degradável - resíduo passível de ser decomposto pela ação de agentes de biodegradação ou por processos físico-químicos, de maneira relativamente rápida. São exemplos, o esgoto doméstico, cargas térmicas, etc.

resíduo industrial - resíduo procedente de diferentes áreas do setor industrial, gerado durante o processo de transformação da matéria-prima e, portanto, de constituição muito variada.

resíduo não-degradável - resíduo que pode ser diluído ou alterado na sua forma, mas não significativamente reduzido na sua massa. São exemplos os produtos químicos inorgânicos, produtos orgânicos sintéticos, sólidos inorgânicos em suspensão, etc.

resíduo perigoso - resíduo que, devido às suas características (toxicidade, corrosividade, patogenicidade, reatividade e inflamabilidade) pode apresentar risco à saúde pública e/ou efeitos danosos ao meio ambiente.

resíduo sólido - qualquer resíduo em estado sólido ou semi-sólido proveniente das atividades domésticas, industriais, comerciais, agrícolas, etc. que interfira prejudicialmente no meio ambiente, tornando-o insatisfatório para determinado fim

(Extraído de Corrêa, Tiana Pinho - Glossário brasileiro da terminologia de tratamento de efluentes industriais. Porto Alegre, Senai, 1994.

Confira o resultado.

Exercício 2

adubação orgânica - técnica de melhoramento do solo pela restituição ao solo de resíduos vegetais e pela incorporação de estercos e camadas animais.

adubação verde - adubação orgânica pelo cultivo de leguminosas, principalmente, pela fixação de nitrogênio e sua incorporação ao solo para a cultura seguinte.

adubo orgânico - adubo resultante do processamento de resíduos animais e vegetais que contém quantidades de nutrientes para plantas.

agricultura tradicional - sistema de produção agrícola geralmente em unidade de pequena produção, altamente diversificado, manejado com baixos níveis de tecnologia e com insumos gerados no local. Depende dos recursos locais, da energia humana e/ou animal e da fertilidade do solo, do uso de leguminosas e/ou adubos orgânicos.

agricultura moderna - sistema de produção agrícola geralmente em grandes propriedades, empregando práticas baseadas em conceitos ocidentais alheios à situação local. Nota: É um conceito oposto a Agricultura tradicional.

agricultura biodinâmica - sistema de produção agrícola de orientação antropossófica que se baseia na influência dos astros sobre as plantas e no uso de preparados biodinâmicos à base de esterco.

bioma - ecossistema terrestre classificado com base nas características de solo e no tipo de vegetação. Os biomas terrestres mais importantes são a floresta, a savana, a tundra e o deserto.

cobertura morta - técnica de conservação do solo que consiste em espalhar matéria orgânica ou inorgânica na superfície do solo, de modo a cobrí-lo o mais amplamente possível. Nota: A principal função da cobertura morta é criar um microclima na superfície do solo, independentemente do tempo, e atuar no controle de erosão.

compostagem - técnica de melhoramento do solo pela decomposição biológica e química controlada e pela conversão de rejeitos animais e vegetais com o objetivo de produzir húmus.

conservação do solo - técnicas e procedimentos visando o controle da erosão, da perda de nutrientes do solo e de outros elementos necessários à manutenção da qualidade do solo.

consorciação de culturas - sistema de cultivo de várias culturas na mesma área com o objetivo de aproveitar sinergicamente as propriedades das plantas e alcançar uma produção eficiente e fortemente ecológica. Nota: As plantas que interagem sinergicamente são chamadas de plantas companheiras.

controle de erosão - ação visando a impedir a degradação do solo.

controle biológico de pragas - manejo integrado de pragas empregando inimigos naturais, parasitas ou predadores para controlar as pragas. A rotação de culturas é uma das práticas agrícolas que contribui para o controle biológico de pragas.

etnobotânica - botânica baseada em conhecimento popular.

fixação de nitrogênio - conversão biológica de nitrogênio elementar para combinações orgânicas ou para formas prontamente utilizáveis nos processos biológicos.

floresta - bioma dos mais importantes no planeta, caracterizado por uma associação vegetal na qual prevalecem árvores e outras espécies lenhosas. Há diferentes tipos de floresta: floresta tropical, floresta monsônica, manguezais, floresta boreal e temperada.

húmus - fração mais ou menos estável da matéria orgânica do solo, remanescente da decomposição de grande parcela de resíduos vegetais e animais adicionados.

inimigo natural - organismo que, por suas propriedades, combate as pragas da planta.

manejo de pragas - método de proteção vegetal empregando produtos químicos, geralmente tóxicos, no combate às pragas, o que tem levado à degradação ambiental. Nota: A adoção de medidas de controle preservacionista e segundo a visão holística levou ao conceito de manejo integrado de pragas.

manejo integrado de pragas - método conservacionista de proteção vegetal empregando todos os meios que satisfaçam os requisitos econômicos, ecológicos e toxicológicos, levando em consideração, porém, a presença daqueles inimigos naturais que diminuem a incidência de pragas e baseando-se, fundamentalmente, na tolerância das culturas ao ataque dessas pragas.

manguezal - floresta costeira marinha de baixa altitude, dominada por espécies lenhosas e muito rica em vida selvagem marinha e de água doce.

matéria orgânica - substância que apresenta em sua composição o carbono tetracovalente tendo suas quatro ligações completadas por hidrogênio, nitrogênio, enxofre ou outros elementos. Pode ser de origem vegetal, como resíduos culturais, ou animal, como os rejeitos animais.

permacultura - sistema de produção agrícola cuja prática é imitar, reproduzir de maneira consciente e bem planejada, os aspectos paisagísticos e energéticos, com especial ênfase no uso da conservação de culturas, daí o termo sustentabilidade.

praga - organismo que compete com os seres vivos por alimentação, fibras, abrigos ou transmite patogenos, ameaça a saúde, o conforto ou o bem estar desses seres vivos.

reflorestamento - estabelecimento artificial de espécies florestais através do plantio ou semeadura em área desmatada.

rejeito animal - excremento, resto de alimentos e demais resíduos peculiares a locais habitados por gados, aves, etc.

revolução verde - sistema de produção agrícola geralmente em grandes propriedades, manejado com altos níveis de tecnologia e emprego de fertilizantes químicos. Nota: Esta prática assegura alta produtividade mas leva à degradação do solo e ao aumento das pragas e ervas daninhas.

rotação de culturas - técnica de melhoramento do solo que consiste em mudar anualmente uma cultura na mesma área de terra. Nota: Tais culturas não devem fazer as mesmas demandas no solo por nutrientes nem ter as mesmas pragas.

sistema agroflorestal - sistema de produção agrícola que combina a produção de cultivos florestais lenhosos (incluindo frutas e outros cultivos arbóreos) com cultivos sazonais e/ou para forragem, em consorciação ou em rotação, na mesma unidade de produção e aplicação de prática de manejo compatíveis com as práticas culturais da população local.

Definições e explicações retirados de diversos livros e ajustados para este exercício.

Confira o resultado.

inicio       índice alfabético    índice sistemático