ELABORAÇÃO DE TESAURO DOCUMENTÁRIO

APRESENTAÇÃO FINAL DO TESAURO

Se você já analisou os termos e estabeleceu as relações por meio da análise dos conceitos. Então pode preencher o restante dos campos da planilha de registro de dados e providenciar as formas de apresentação final do tesauro.

Recomenda-se que os tesauros tenham, além da tradicional forma de apresentação em ordem alfabética, uma apresentação sistemática, havendo várias alternativas gráficas para esta última. Toda apresentação sistemática requer um índice alfabético. Neste caso, a localização do termo no sistema requer uma notação, especialmente quando se divulga o tesauro em forma impressa ou na tela do computador. O índice alfabético remete, então, à notação - no primeiro caso -, ou à apresentação sistemática, quando o tesauro está disponível em meio eletrônico.

Se a utilização do tesauro for on-line, os modernos software, com recursos de hipertexto, permitem que se vá de uma parte a outra, sem necessidade da apresentação alfabética ou de notação. O índice alfabético, no entanto, é um instrumento prático, que remete o usuário para a parte sistemática.

Se você optou por um software específico para tesauro, é só seguir suas instruções. Se ainda vai adquirir um, verifique, pelo menos, dois aspectos: as questões relativas à seleção do software e as questões relativas ao conteúdo, observando os critérios sugeridos.

Em geral, a ordem dos elementos é a seguinte, indicada pelos códigos:

Termo
Termo(s) equivalente(s) (código: up)
Nota de uso ou definição (código: Nota)
Categoria (código: TC)
Termo imediatamente superior (código: TG)
Termo relativo ao todo (código: TGP)
Termo(s) imediatamente inferior(es) (código TE)
Termo(s) relativos às partes/componentes/constituintes (código: TEP)
Termo(s) associado(s) (código TA)

Há diferentes formas de apresentação alfabética que, no entanto, dependem do software.

Se você chegou até aqui, decida agora a política de manutenção e boa sorte.

 inicio   indice alfabético    índice sistemático